• Marielle Meller

Receita de Família - EP#07 - Tortinha de coco

Atualizado: 17 de mar.


Eu (Mariélle), apaixonada por coco que sou, me desafiei a criar uma sobremesa que eu

Diretora Criativa da Campezzo, Mariélle

pudesse fazer, que fosse surpreendentemente saborosa! Já provei muitas sobremesas de coco e realmente sentia falta de uma textura e sabor perfeitos. Com isso fui em busca de diversas receitas e acabei juntando a melhor parte de cada uma e com um toque de criatividade inventei essa receita que é MUITO BOA, modéstia a parte. hahahah :)


Confere aqui o que compõe essa receita pra tu fazer para tua família e amigos!!


INGREDIENTES:


250g de bolacha de coco (marca Parati, ela tem formato de rosquinha)

100g de Manteiga sem sal (marca Elegê)

50g de coco ralado desidratado parcialmente desengordurado (marca Coco do Vale)

1 leite condensado Moça (marca Nestlé)

300ml de creme de leite (marca Elegê)

1 leite de coco (marca So Coco)

50g de coco ralado desidratado (marca So Coco)

100g de chocolate amargo 60% cacau (marca Lacta)

120g de chocolate branco (marca Lacta)

30g de lascas de amêndoas.

1 gema de ovo

1 pitada de sal


Agora vamos lá, comece pela primeira camada que é feita de bolacha (e claro que desde a bolacha tem coco para ser realmente saborosa). Triture a bolacha de coco e as lascas de coco até virar uma farinha e depois misture com a manteiga derretida e com metade do pacote de coco ralado. O ponto da mistura é quando você amassa ela na mão e ela fica no formato de "torrão".


Com a bolacha pronta, forre uma forma circular de fundo removível de aproximadamente 20cm de diâmetro deixando as bordas mais altas para decorar e sustentar o recheio. Coloque no forno pré aquecido a 200 graus por aproximadamente 12 minutos com o dourador ligado (A borda da bolacha fica leeeevemente torradinha).


Enquanto isso, comece a preparar o recheio! Coloque numa panela média o leite condensado, o restante do coco ralado, uma colher de sopa de manteiga, a gema de ovo, o leite de coco e a pitadinha de sal. Misture bem e leve ao fogo. Mexa sempre, cuidando para não grudar nas bordas. Recomendo usar uma panela de cerâmica e uma espátula de silicone. Quando começar a borbulhar abaixe um pouco o fogo e continue mexendo até o ponto de brigadeiro (quando começa a desgrudar do fundo mantenha no fogo por mais uns 2 minutos para ficar bem denso).


Retire a forma com a bolacha do fogo, enrole bem em um pano de prato atoalhado e leve direto ao freezer por 15 minutos. Mantenha o recheio na panela e vamos preparar o ganache branco! Em uma tigela derreta o chocolate branco no microondas ou no banho maria e misture 150ml de creme de leite. Acrescente ao recheio da panela (já desligada) e misture bem até ficar homogêneo. Reserve.


Agora derreta o chocolate amargo em uma nova tigela e misture 150g de creme de leite para fazer um ganache e faça uma camada sobre a bolacha da forma! Agora é só adicionar o recheio da panela sobre essa camada de chocolate e está praticamente pronta a receita!! Só não considero a receita mais prática porque tem processo no fogo, mas vale muito a pena!! Cubra essa forma com papel filme bem vedado e leve a geladeira por no mínimo 8 horas ou até ficar bem firme o recheio!


Pronto, agora basta decorar com um pouco de coco ralado ou lascas de coco torradas a

gosto e servir! Toda vez que faço essa tortinha não sobra quase nada! :) Além de ser super saborosa a crocância da bolacha com o recheio de coco e ganache preto, ela fica linda e super apresentável para surpreender uma visita!


Faz e me conta se gostou! Por aqui somos apaixonados por essa mistura de sabores!!


Na próxima receita vou testar colocar um pouquinho de licor de amêndoas no recheio para ver se fica com sabor semelhante ao chocolate Raffaello (AMO)!!