• Marielle Meller

Receita de Família - EP#04 - Bolo de cenoura

Hoje trouxemos a solução do teu problema! hahah Sabemos de muitas pessoas que tem dificuldade para fazer um bolo de cenoura que fique fofo, suculento e gostoso, sem abatumar! Inclusive nós mesmos já abatumamos bolos, isso ocorre principalmente devido à cenoura que pesa na massa ou a forma, mas a partir de hoje tu pode fazer um bolo de cenoura perfeito! Nós convidamos a Vanessa, que faz parte da nossa família e é uma confeiteira de mão cheia para ensinar essa receita que ela faz muito bem! Ah, e sabe a bolsa Vanessa? Foi dedicada a ela, que nos trouxe a inspiração da bolsa!!


E vamos lá aprender: se liga na receita e acompanhe o passo a passo:


Ingredientes:

4 ovos

1 xícara de óleo de soja ou algodão (ou 150ml)

2 xícaras de açúcar (ou 300g)

2 cenouras médias

2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo

1 colher de fermento químico

200g de chocolate em barra

100g de creme de leite


Para preparar a massa do bolo você vai precisar de um liquidificador. Nele coloque o óleo, o açúcar e os ovos, bata bem e vá acrescentando a cenoura aos poucos (não precisa parar de bater, abra o miolo da tampa do liquidificador e vá colocando os filetes de cenouras). E uma dica bem importante: corte a cenoura em 4 fatias, no sentido para ficar comprida e fina, isso vai ajudar a bater melhor. Após acrescentar toda a cenoura e ela triturar por completo, desligue e despeje em uma tigela.


Agora acrescente a farinha peneirada para que o bolo fique macio e junto o fermento. Com o auxílio de um fuê apenas misture para que fique homogêneo, sem bater. E prontinho, agora é só despejar em uma forma untada com óleo e açúcar, mas aí vem mais um segredinho: use uma forma com furo no meio, isso influencia muito para o bolo não embatumar!


Coloque no forno por 40 minutos a 180º (nos últimos 10 minutos ligue o dourador, caso tiver). Com 30 minutos tu já pode abrir o forno e espetar um palito para ver se está quase pronto, é importante ir monitorando, visto que a temperatura pode variar conforme o forno utilizado. Quando está pronto o palito sai sequinho e o bolo já está levemente douradinho.


Para preparar o ganache (calda) coloque o chocolate picado em uma tigela, acrescente o creme de leite e leve ao microondas por 20 segundos. Misture e caso necessário coloque mais 20 segundos, até que fique derretido e homogêneo. Desenforme o bolo (não precisa esperar esfriar) e pronto, é só despejar o ganache no bolo e decorar a gosto! Nessa receita colocamos raspas de

chocolate branco para enfeitar!



Essa receita é suuper simples e fica incrivelmente deliciosa! É tão bom ter uma receita que da sempre certo né? Faz aí e me diz o que achou!! E claro, marca nosso @campezzo para a gente ver e babar de longe! Hahahha