• Julia Pilletti

Photoshop natural: descubra o poder da colorimetria!

Nós convidamos a consultora de estilo e personal stylist Julia Pilletti para montar um material super legal e especial para vocês sobre colorimetria. Além de um vídeo com direito à mini entrevista e montagem de looks, também trazemos essa matéria escrita pela própria Julia, explicando um pouco mais da influência das cores na nossa pele e, consequentemente, no nosso estilo. Confere:

A cor é o elemento de maior impacto visual na nossa imagem. Quando vocês conhecem alguém pela primeira vez, podem não lembrar do nome da pessoa, mas provavelmente vão lembrar da cor que ela estava usando. E é comprovado que cada cor transmite uma mensagem para o nosso subconsciente, desperta uma emoção. Além disso, as cores têm poder de alterar a nossa aparência, dependendo da cor que usamos perto do rosto, pode harmonizar com o tom da nossa pele ou não, e aí uma cor pode atenuar as olheiras, linhas de expressão, manchinhas, ou então destacar tudo isso.

E a análise de coloração pessoal ou colorimetria como alguns chamam, é o estudo disso, para descobrir os tons que mais te favorecem. Como exemplo, uma situação que acontece bastante: um dia que você acorda super disposta, está tudo certo, e alguém chega e pergunta se está tudo bem, porque você está pálida e com cara de doente! Pois bem, pode ser simplesmente o fato da cor que você estava usando naquele momento, te deixar com aparência de doente mesmo!

[if gte vml 1]><v:shape id="Imagem_x0020_2" o:spid="_x0000_i1025" type="#_x0000_t75" style='width:425.4pt; height:348pt;visibility:visible;mso-wrap-style:square'> <v:imagedata src="file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image003.jpg" o:title=""></v:imagedata> </v:shape><![endif][if !vml][endif]

Mas como a cor pode alterar tanto a aparência do nosso rosto? O assunto é longo e complexo, mas vou resumir para vocês conseguirem entender melhor: Toda cor tem 3 propriedades: temperatura (quente ou fria), profundidade (clara ou escura) e intensidade (intensa ou suave), assim como o tom da nossa pele. Então, se usamos cores com as mesmas propriedades que a cor da nossa pele, harmoniza, valoriza, faz um photoshop natural! E se usamos cores de propriedades contrárias, é como se cortássemos a harmonia, e então vão surgir as sombras, olheiras, manchinhas.

Fizemos uma análise de coloração pessoal na Mariélle, diretora criativa e estilista da Campezzo, para descobrir a cartela de cores dela, e poder montar looks versáteis para o dia a dia com algumas peças que ela já tinha no guarda-roupa dela, e combinando com as bolsas da coleção Geometric Animal da Campezzo!

Para montar as combinações nos guiamos por harmonias de cores do círculo cromático: Cores complementares (que estão em posições opostas no círculo); Cores Análogas (que estão lado a lado no círculo); e a Monocromática. Além de mistura de texturas, para mostrar como combinar as estampas de animal.

Para quem quer começar a abusar das cores, mas não sabe como, temos duas dicas que podem funcionar: usarum look neutro com bolsa colorida OU look colorido com bolsa neutra. E para quem gosta de ousar: look colorido com bolsa colorida. Olha os exemplos, na ordem:

Vocês podem ver esses looks e mais dicas no vídeo:

Gostaram? Se vocês quiserem saber mais sobre coloração pessoal e tem interesse em fazer uma consultoria com a Júlia, segue ela no Instagram !