• Mariélle Meller

Looks incríveis: como usar a teoria das cores nas suas composições

Quem transita na área das artes, design e criação já sabe tudo sobre a teoria das cores. Mas e quem está inserido em outras áreas profissionais? Será que precisa saber sobre? A resposta é SIM, se você quiser montar looks coloridos e incríveis, saber o básico sobre cores e combinações pode te ajudar muito!

E é disso que vamos falar nessa matéria. Começando pelo círculo cromático. Já ouviu falar? Ele é literalmente um circulo com todas as cores, ou tons de cores:

Ele facilita bastante a vida na hora de pensar combinações. Como? Bem, agora vamos para uma parte mais teórica, existem quatro tipos de combinações principais (e inúmeras outras que você pode explorar se quiser saber mais), são elas: monocromática, complementar, análoga e triádica. Calma, vamos explicar uma por uma.

Foto: Reprodução Adobe Kuler

A monocromática, com a palavra já diz, gira em torno de vários subtons da mesma cor. Ou seja, mudando apenas a saturação da cor principal, um tom mais "fechado" e "forte" para tons mais "abertos" e "clarinhos"

Foto: Reprodução Adobe Kuler

As complementares são cores que estão opostas no circulo cromático, assim, existe um equilíbrio e harmonia entre tons "frios" (como azuis, verdes, roxos...) e tons "quentes" (como amarelos, vermelhos, laranjas...). Essas combinações são quase intuitivamente agradáveis e nós vemos sempre por aí em logos e designs: azul e laranja/amarelo, vermelho e verde....

Foto: Reprodução Adobe Kuler

Já as análogas geralmente estão dispostas uma ao lado da outra, ou próximas entre si, no círculo cromático. Também é uma combinação muito usual para logos e designs: vermelho e amarelo, azul e verde, amarelo e verde...

Foto: Reprodução Adobe Kuler

As composições em tríade não são tão comuns, mas podem ter um resultado super agradável ao olhar! Geralmente formam um triângulo dentro do círculo cromático e não chegam a causar tanto impacto quanto as combinações complementares!

Ta bom, mas como eu aplico isso no dia a dia? É claro que nós deixamos super didático e preparamos várias inspirações de looks com acessórios coloridos, a maioria com alguma das combinações expostas acima, alguns com looks neutros (cinza, preto, branco....), e alguns misturando os dois! Separamos pela cor do acessório. No fim nós ainda fizemos um vídeo com looks, dá uma olhada:

VERMELHO

Monocromático + tons neutros: elegante e moderno!

Fotos: Reprodução - Pinterest

AMARELO

Essa composição mostra a combinação de cores análogas (amarelo e laranja) com o neutro do off white. Note que até o tom de pele entra dentro da cartela das análogas!

Foto: Reprodução - Pinterest

LARANJA

Uma composição de cores análogas mais colorida. Você pode notar que o look é quase monocromático, tons bem parecidos, alguns puxando mais para o rosa outros para o roxo, e o detalhe do laranja dá o toque final!

PINK

Composição de cores complementares bem saturadas: super colorido e a cara do verão! Combinando tons de pink com azul hortênsia!

Fotos: Reprodução - Pinterest

ROXO

Triádica: coloridíssima e super refrescante! Esse look conta com o roxo da bolsa, tons de verde e tons de rosa - quase um doce. Nós adoramos!

E por fim, um video com looks super fáceis de reproduzir!

Material super completo pra vocês arrasarem nos looks!