• Campezzo

Receita de Família - EP#03 - Petit Café


A receita de hoje é uma sobremesa deliciosa e super fácil de fazer, aquela pedida para quando tu vai receber uma visita e tem pouco tempo para preparar!

E dica: Todos que provaram amaram!

O Petit Café é uma sobremesa criada pela nossa estilista Mariélle Meller (da foto ao lado). É uma mistura saborosa de petit gateau com um mousse de café, super cremosa! Queremos que vocês vejam a receita e façam também! Vamos lá...

Para fazer a receita você vai precisar de:

1 pacote de mistura de bolo Petit Gateau da marca Fleischmann (segue foto ao lado)

1 ovo

3 colheres de sopa de manteiga

160ml de leite gelado

5 colheres de sopa de leite

1 caixa de leite condensado

1 caixa de creme de leite

2 colheres de chá de essência de baunilha

1 pacote de gelatina sem sabor

5 colheres de sopa de pó de café

Primeiramente faça a receita do bolo Petit Gateau conforme instruções do pacote, mas uma dica: na hora de colocar a manteiga, derreta em 15s no micro-ondas. Asse o bolo por aproximadamente 200º durante 30 minutos em uma forma retangular de aprox. 25 - 30cm. Controle para que não fique seco, é normal ficar um pouco cremoso, é próprio da receita.

Enquanto o bolo assa você pode ir preparando o café. Para essa receita uso a cafeteira italiana, mas você também pode fazer com um filtro comum. Coloque o pó de café e passe ele de forma que fique bem concentrado (precisa render uma xícara grande). Utilizo os dois cafés da foto ao lado, com 3 colheres do Café do Ponto, tipo exportação, e 2 colheres do café Baggio de caramelo. Nesse caso o café de caramelo completa o sabor especial da receita!! Passe o café e reserve para esfriar.

Após assar o bolo espere ele esfriar e desenforme. Coloque em uma tigela quadrada de 25cm +-, forre toda ela com o bolo, você pode ir cortando pedaços grandes para dar o encaixe para forrar bem o fundo. Umedeça esse bolo com +- 5 colheres de sopa de leite e vá pressionando ele no fundo da tigela com um garfo, até que ele fique todo preenchido o fundo e bem achatado (esse processo é importante para dar a consistência certa do bolo e ele não misturar com o mousse depois, criando camadas separadas).

Agora reserve a tigela e vamos para o mousse. Primeiro prepare a gelatina sem sabor em um recipiente pequeno (modo de preparo: hidrate ela com 5 colheres de sopa e mexa por 1minuto. Após, coloque no micro-ondas por 15s e mexa até que ela se dissolva por completo)

No liquidificador acrescente o café passado (aproximadamente 1 xícara grande cheia), o leite condensado, o creme de leite, o preparo da gelatina sem sabor e a essência de baunilha. Bata por uns 40s, até que misture todos os ingredientes. E pronto, agora é só despejar esse mousse na tigela, em cima do bolo amassado. Coloque na geladeira por pelo menos 3 horas e sua sobremesa vai ficar pronta, no ponto ideal!

Agora é só servir junto à família e amigos e saborear! Ela tem o sabor marcante do café que se mistura com o Petit cremoso e da uma explosão de sabor, e o melhor: não fica muito doce, é perfeita! A textura do bolo fica cremosa e o mousse consistente, fica dividido em duas camadas, super lindo para servir!

E claro, queremos que vocês façam e nos marquem no instagram: @campezzo . E confira também o vídeo da receita no Reels do instagram, uma gravação bem dinâmica com o passo a passo!

Obrigada por acompanhar nossas receitas! Amamos sua interação por aqui!!