• Campezzo

Receita de Família - EP#02 - Lasanha da Maria


Mais uma receita maravilhosa de família por aqui! E hoje o cardápio é uma habilidades de muitos anos que a Maria, fundadora da empresa, faz a anos e todo mundo ama! E como não amar lasanha né?! hahaha Vamos lá...

O segredo aqui é preparar o molho com muito capricho e fazer a ordem das camadas de forma que a massa fique bem cozida e lasanha fique suculenta e com muito queijo! A predileta por aqui é a lasanha de frango, mas você pode preparar com recheios a gosto também.

A lasanha que preparamos serve tranquilamente umas 10 pessoas, da para a família toda! E para preparar ela você vai precisar de:

2 peitos de frango com osso

1 pacote de massa de lasanha fresca

2 cebolas grandes

3 dentes de alho

1kg de tomate maduro

1 extrato de tomate

150g de presunto magro (opcional)

500g de queijo mussarela fatiado

1 requeijão

1 temper cheese sabor provolone

1 creme de leite

orégano para polvilhar

temperos a gosto para o molho (por aqui usamos apenas sal, deixamos o sabor para os demais ingredientes)

O primeiro passo é ferver o peito de frango na pressão, com sal, e desfiá-lo. Os ossos do frango você não vai utilizar, mas preferimos cozinhar ele com osso para ficar mais saboroso. Ah, e cozinhe o frango sem a pele para a água não fique gordurosa para utilizá-la depois.

Primeiro você refoga bem a cebola e o alho, picados bem miudinhos, com um pouco de sal e óleo, já em uma panela grande. Acrescente o frango desfiado e mexa até dourar. Coloque os tomates picados e tampe até que os tomates incorporem no molho, se precisar use um pouco da água do cozimento do frango.

Agora para o molho ficar saboroso e com o toque de lasanha caseira, coloque o requeijão, o Temper Cheese, o creme de leite e o extrato de tomate. Misture tudo e deixe ferver um pouco. Prove e ajuste o sal, se necessário. E pronto, o molho está completo!

Com o molho pronto vamos para a montagem da lasanha, preste bem atenção na ordem das camadas! Use uma forma retangular de aproximadamente 35cm, que seja alta, para poder fazer ela bem completa. Na primeira camada forre a forma com o molho, em seguida preencha com uma camada de massa e sobre ela, a camada única de presunto. Acima, acrescente mais uma camada de molho, uma de massa e depois uma de queijo. Repita pela última vez, mais uma de molho e a última de queijo, de forma que preencha bem a forma. Não se preocupe que o molho é suficiente para todas as camadas! Mas caso faltar, faça uma camada a menos. E pronto, é só polvilhar orégano por cima e está prontinha para ir ao forno.

Lembre de pré aquecer o forno por uns 10 minutinhos a 180º. Coloque a lasanha no forno e deixe assar por aproximadamente 45 minutos a 180º. Próximo de ficar pronta espie o forne e veja se o queijo dourou e levantou bolha e se nas laterais da lasanha já não borbulha tanto o molho. Nesse ponto está pronta, com o molho cremoso e a massa bem cozida! Se não estiver deixe mais uns minutinhos.. Se preferir ligue o dourador do forno nos últimos 10 minutos para dourar o queijo.

Agora lembra da água que você ferveu o peito de frango lá no início? Use essa água temperada e faça um arroz, fica uma delícia para acompanhar a lasanha. E claro, uma saladinha de alface americana com tomatinhos cereja também combina perfeitamente e da leveza ao prato!

Prepare essa maravilha, reúna a família e saboreie cada pedaço! E claro, nos conta depois se gostou! Por aqui é o prato predileto, tão solicitado quanto o churrasco! hahaha