• Campezzo

Criatividade: Como lidar com bloqueios

Você já deve ter se perguntado como é a vida de estilista, não é mesmo? Muitas pessoas pensam que é algo glamuroso, um mundo cheio de beleza e riqueza, essas coisas super retratadas em muitos filmes. Mas na vida real é sempre diferente né? Essa romantização fica linda nas telas, mas tem muita coisas que elas não mostram.

Uma delas é a dificuldade de ser SEMPRE criativo. É claro, algumas pessoas são naturalmente bastante criativas, mas trabalhar com isso todos os dias é um grande desafio. Imagine você ter que criar algo novo toda semana, ou ter que sempre achar soluções inovadoras para problemas antigos. Chega um momento que o cérebro diz: "chega" e aí entra o tão temido bloqueio criativo. Se você conhece alguém que trabalha com criatividade com certeza já ouviu essa pessoa reclamando de bloqueio. É super normal, mas é péssimo por que acaba atrapalhando nosso trabalho. Então como podemos lidar com isso? Existe alguma forma de dar um "restart" no cérebro e fazer com que voltemos a ter ideias?

Essa é a nossa pauta de hoje no blog, que surgiu de um convite incrível que a estilista Marianna Tavares fez à nossa diretora criativa Mariélle Meller. A Marianna é uma empresária de sucesso no ramo do vestuário, ela possui um atelier de vestidos de festa sob medida além de produzir algumas peças prêt-a-porter. Ela já tem duas lojas incríveis, além de muitos planos para continuar expandindo!

Aqui nós vamos postar um resumo dessa conversa em tópicos, mas se você quiser conferir ela na íntegra, é só clicar aqui ou ir até o fim de post para conferir o vídeo!

AUTO CONTROLE - Nossa estilista fala como é importante ter auto controle, estar centrada e num ambiente bom de trabalho pois a moda existe em ritmo frenético, as coleções são planejadas com meses de antecedência prevendo tendencias e que, geralmente, quando uma coleção está sendo produzida e comercializada, outra já está em fase de planejamento. Por isso é importante se manter focado em meio à tantas demandas.

FOCO - Quem é empresária sabe que é normal ter que lidar com diversas tarefas e diversas áreas. Mariélle conta que, ao passar por um bloqueio em que ela simplesmente não conseguia criar modelos para a nova coleção, ela decidiu passar alguns dias sem celular, desligada, cuidando dela. Nesses dias surgiram vários insights e ela percebeu que a solução era criar um espaço e um tempo onde pudesse estar totalmente focada na parte de criação, ao invés de parar toda hora para lidar com algum problema comum da vida de empresária. Assim, destinou um período e um local específico para fazer somente isso.

PAUSAS NECESSÁRIAS - Ainda refletindo sobre a pausa que gerou insight e possibilitou a coleção, Marianna e Mariélle falam da importância de parar para respirar. Buscar lugares que te inspiram, sair da zona de conforto, seja ir a praia ou serra ou fazer um exercício e parar um pouco. Elas ainda refletem sobre o quanto nós acabamos fazendo muitas coisas no automático, por ser rotina, e que isso acaba consumindo a criatividade, e o valor de sair um pouco dessa rotina para ter novas ideias.

AUTO CUIDADO - Nossas ideias se transformam em produtos, e o que nós estamos sentido é transmitido para o resultado final e para o cliente. Por isso a Mariélle lembra o quão importante é inserir atividades que você gosta, que te fazem feliz, na sua rotina: seja ler, cozinhar, fazer um exercício, assistir uma série... É importante ter auto cuidado para que você se sinta feliz e consequentemente mais criativa.

NOVIDADES - Esse tópico se relaciona um pouco com o do pausas necessárias e com o a parte de sair um pouco da rotina. Marianna aponta como ela criou um hábito de ler pela manhã, que é algo que funciona para ela, e como ela aprende todos os dias alguma coisa a partir dessa leitura. O aprendizado é uma ótima forma de "girar a roda" da criatividade, você está literalmente recebendo informações novas, e pode fazer isso de diversas formas: lendo um livro, tendo uma conversa, fazendo um curso...

Gostou das dicas? Então confere o vídeo, ele vai passar voando nesse conversa incrível e super leve: